Política de Responsabilidade Social

A P&R acredita e reconhece que a sua atuação no mercado extravasa a dimensão meramente económica; preocupa-se em identificar e gerir o talento, desenvolver competências nos quadros laborais que acrescentem valor ao negócio e afirmar-se através de uma conduta ética e socialmente responsável. O nosso compromisso de “Fazer mais do que produzir apenas vestuário”, é transversal a toda a nossa organização e os nossos princípios estendem-se às várias relações de parcerias institucionalizadas. Assim, a P&R assume o compromisso com os seguintes princípios de Responsabilidade Social:

Trabalho infantil


não utiliza nem admite o uso de trabalho infantil, ou seja, colaboradores menores. O termo “menor” refere-se à pessoa que tenha menos de 16 anos de idade.


Trabalho forçado e compulsório


não utiliza nem admite a utilização de trabalho forçado ou compulsório, quer seja através de uma imposição física, por ameaças ou outros métodos forçados, não fazendo qualquer tipo de pressão ou retenção de documentos de identificação.


Saúde, higiene e segurança


assegura aos seus colaboradores um ambiente de trabalho seguro e saudável; promove o cumprimento das normas e legislação de segurança, saúde e higiene e exige que os seus fornecedores e subcontratados assegurem um ambiente de trabalho seguro e saudável.


Liberdade e Associação


reconhece e respeita o direito dos colaboradores à liberdade de associação e representação, de acordo com a sua vontade expressa de forma livre e sem pressões.


Não discriminação


censura toda e qualquer forma ou prática de discriminação nos seus parceiros e para com os seus parceiros e para com os seus colaboradores, em função da sua raça, cor, sexo, idade, nacionalidade, deficiência, orientação sexual, origem social ou étnica, filiação política ou religião.


Práticas disciplinares


assegura aos seus colaboradores, o respeito da sua dignidade e reprova qualquer tipo de abuso ou assédio de ordem física, sexual, psicológica ou verbal.


Horário de trabalho


assegura o cumprimento do horário de trabalho e a remuneração de horas extras de acordo com a legislação aplicável, fomentando e incentivando também os seus fornecedores e subcontratados, ao cumprimento legal em vigor.


Remuneração


reconhece que o salário é essencial para a satisfação das necessidades básicas dos colaboradores e assegura todas as remunerações legalmente estabelecidas, exigindo aos seus fornecedores e subcontratados a remuneração justa e de acordo com as leis em vigor.


Requisitos legais


cumprir a legislação e regulamentos nacionais e internacionais aplicáveis à sua atividade, incluindo as Convenções da Organização Internacional de Trabalho e das Nações Unidas, a Declaração Universal dos Direitos Humanos e os requisitos da norma SA 8000.


Ambiente


promove a adoção das medidas necessárias à proteção do meio ambiente e conduz todas as suas atividades de acordo com os requisitos legais relativos à proteção ambiental, fomentando as práticas de gestão ambiental nos seus fornecedores e subcontratados.


Comunidade envolvente


assume o compromisso de apoiar iniciativas de carácter social, educativo e ambiental, promovidas internamente ou em parceria com instituições externas, conduzindo a uma sociedade mais justa e fomentando uma proximidade com a comunidade envolvente.
A P&R reafirma o seu comprometimento com a Política de Responsabilidade Social e assume o compromisso de rever periodicamente o seu desempenho delineando estratégias que assegurem o seu integral cumprimento, avaliando e divulgando o seu desempenho na área da Responsabilidade Social às diferentes partes interessadas.


Aprovado em por Miguel Pedrosa Rodrigues em 4 de novembro de 2019


x
social share